É a especialidade médica que se dedica ao estudo e tratamento das doenças autoimunes sistêmicas e osteoarticulares.
Reumatismo é o termo genérico usado para designar este grupo de doenças. Assim, os termos “reumatismo” ou “doença reumática”, na realidade, nada significam, pois não são diagnósticos. O médico deve procurar identificar qual doença que cada paciente tem. E é o reumatologista, o medico especializado nesta área do conhecimento.
Além do comprometimento do sistema musculoesquelético, ou seja, dos ossos, cartilagem, músculos, tendões, ligamentos e fáscias, muitas doenças reumáticas se caracterizam por possível acometimento sistêmico, podendo envolver diversos órgãos, tais como pele, rins, coração, pulmões, olhos e sistema nervoso. Dessa forma, o conceito de que as doenças reumáticas são as doenças que acometem, apenas, o sistema osteoarticular nem sempre é correto, pois, muitos pacientes com doenças reumáticas podem não apresentar queixas articulares, mas sim, sinais e sintomas em outros órgãos e sistemas.
Atualmente, são conhecidos mais de 200 tipos de doenças reumáticas. Essas enfermidades normalmente não são contagiosas e podem ser tratadas. Entre as doenças mais comuns, podemos citar a artrose, artrite, tendinite, osteoporose e fibromialgia, mas o reumatologista também trata de patologias com perfil autoimune, como lúpus, artrite reumatóide e espondilite.