A atenção é uma das capacidades cognitivas e ela pode ser treinada.
Existem 4 tipos Essenciais de Atenções que podem afetar a performance ou mesmo aumentar os riscos de lesões ostemioarticular em atletas recreativos ou competitivos.
São elas:
Atenção Sustentada
Capacidade de manter a atenção durante a atividade continua. Exemplo: o atleta estar focado durante toda a explicação tática do técnico.
Atenção Seletiva
Possibilita realizar uma tarefa na presença de estímulos distratores. Exemplo: o atleta não se distrai com informações irrelevantes, como a torcida.
Atenção Dividida
Capacidade de dividir o foco em estímulos simultâneos. Exemplo: o atleta presta atenção em mais de uma informação, como um atacante driblando o adversário e procurando um parceiro para fazer o passe.
Atenção Alternada
Permite executar tarefas que exijam mudanças rápidas no repertorio de respostas. Exemplo: um jogador de vôlei prestando atenção ora nas jogadas do adversário, ora nos passes do seu time.
É evidente que para trabalhar com cada um dos aspectos apresentados relacionados com a atenção em uma determinada situação tempos que considerar o modo como cada atleta lida, e, assim, um panorama geral cognitivo é um diferencial para determinar exercícios mais direcionados e adequados. Existem métodos para esta avaliação da cognição e, particularmente, da atenção, assim, conseguimos verificar se ela está diminuída ou adequada. Depois da avalição os exercícios são propostos para aumentar a atenção, o e consequentemente melhorar a performance e diminuir o risco de lesões.
Dra. Marina Cecchini – Psicóloga da Clínica Move @marina_cecchini_psicologa
Dra. Ana Lucia de Sá Pinto – Pediatra e Médica do Exercício e Esporte da Clínica Move @analuciadesapinto