Recomendações Canadenses de Movimento para as 24 Horas

Tiago Peçanha – Profissional de Educação Física. Pesquisador e Pós-doutorando do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da USP. Pós-doutorando no Research Institute for Sport and Exercise Sciences da Liverpool John Moores University, UK.

Contato: pecanhatiago@gmail.com      Twitter: https://twitter.com/tiagopecanha

Recentemente, o governo canadense publicou novas Recomendações de Movimento para as 24 horas. Este documento oferece uma direção clara sobre como esses comportamentos devem se integrar ao longo das 24 horas.

De acordo com estas recomendações, 24 horas saudáveis incluem:

  • Realizar vários tipos de atividades físicas, de diversas intensidades, incluindo: (1) atividades físicas de intensidade moderada a vigorosa que levem a um acúmulo de pelo menos 150 minutos por semana; (2) atividades de fortalecimento muscular, utilizando os maiores grupos musculares, e que sejam realizadas pelo menos 2 vezes por semana; (3) diversas horas de atividades físicas leves, incluindo ficar de pé;
  • Limitar o tempo sedentário por 8 horas ou menos, incluindo: (1) não ultrapassar 3 horas de tempo de tela recreacional; (2) interromper longos períodos na posição sentada frequentemente ao longo do dia.
  • Ter de 7 a 9 horas de sono de boa qualidade regularmente, mantendo a consistência no horário de ir para a cama e de acordar.

 

É possível perceber que o novo documento está de acordo com estudos recentes que demonstram que todos os tipos de movimento importam e que um equilíbrio entre os vários hábitos de saúde é o mais importante para a promoção da saúde. Substituir tempo sedendário com atividade física leve, e substituir a atividade física leve por atividade mais intensa, e mantendo um sono de boa qualidade, pode promover excelentes benefícios de saúde. Adultos que seguem estas recomendações tem menor risco de mortalidade, doença cardiovascular, diabetes do tipo 2, ganho de peso e diversos tipos de câncer. Estas recomendações também estão ligadas a um menor risco de ansiedade, depressão, demencia, e melhora da cognição e qualidade de vida.

Precisa de Ajuda?