A gota é uma das doenças reumatológicas mais comuns na população, sendo conhecida por ter acometido grandes personagens da história da humanidade como Alexandre, o grande e Carlos Magno.
É relacionada com o aumento do ácido úrico no sangue, que em algumas pessoas, acaba dando origem a cristais dentro da articulação, levando a importante inflamação local com edema e dor.
A articulação mais acometida inicialmente é a da base do primeiro dedo do pé, levando a um quadro conhecido como podagra. É mais comum no sexo masculino e geralmente surge a partir dos 30 anos de idade no homem e, principalmente após a menopausa na mulher.
É muito associada com doenças como hipertensão arterial, diabetes, obesidade e insuficiência renal, além de sofrer forte influência de dieta, principalmente associada com ingestão de bebidas alcoólicas, carne vermelha e frutos do mar.
Se não tratada adequadamente, pode levar a uma doença crônica com grande destruição articular. O seu tratamento principal tem como objetivo evitar novas crises de inflamação a partir da diminuição do ácido úrico no sangue com medidas como dieta, exercícios físicos e uso de medicamentos.
Dr. Luiz Adsuara,
Reumatologista da Clínica Move