Com a proximidade do verão, muitas pessoas querem melhorar sua forma física; afinal, as roupas são mais curtas, vamos mais às praias e piscinas, etc. Os mais preocupados com a imagem certamente ficarão tentados a recorrer a alguma dieta da moda para acelerar o processo. E aí começam os problemas…
Dietas da moda, como o nome já diz, são as que mais frequentemente se comentam. Dieta da proteína, do jejum intermitente, cetogênica, dieta low carb, paleolítica, sem glúten sem lactose, etc, estão frequentemente citadas nas mídias sociais e na imprensa escrita. Qual a diferença entre elas? Quais as indicações, os riscos? Quem pode se submeter a elas?
Primeiramente, qualquer dieta que resulte em déficit calórico vai provocar redução de peso. A diferença é que restringir esse ou aquele grupo alimentar pode acarretar em deficiências nutricionais específicas, que só um especialista pode avaliar. Por lei, desde 1991, o planejamento dietético, avaliação e prescrição nutricionais devem ser feitos por um nutricionista habilitado. Só ele vai saber avaliar qual dieta é mais adequada às suas necessidades nutricionais, seu estilo de vida, sua carga de treino e objetivos, suas preferências alimentares e, finalmente, sua relação com os alimentos e o ato de comer.
Nenhum indivíduo é igual ao outro, portanto a prescrição nutricional deve ser individualizada e levar em conta todos esses fatores. Além disso, estudos comprovam que qualquer dieta pode levar à recuperação de peso de 1 a 2 anos após sua interrupção, quando não há acompanhamento. Acrescente-se o fato de que, quanto mais rígida a dieta, mais risco de comportamentos alimentares transtornados ela pode causar como, por exemplo, a compulsão alimentar.
Assim, ao invés de seguir a dieta da moda daquela blogueira fitness, ou de gastar em suplementos desnecessários sem a devida orientação, procure um nutricionista bem formado e sensato, para não comprometer sua saúde e seu equilíbrio. Nós, da Clínica MOVE, podemos auxiliá-lo a conseguir todas as suas metas de forma sensata e de acordo com sua história clínica e alimentar.
Patrícia L. Campos-Ferraz
Nutricionista da Clínica MOVE