Apesar da abundância de estratégias baseadas em evidência para implementar e reduzir a inatividade física, tem sido percebido um discreto aumento nos níveis de atividade física globalmente. De acordo com a organização mundial de saúde – OMS, quase um quarto da população não alcançam o mínimo semanal de atividade física segundo as recomendações mais aceitas. Isso piora ainda mais quando analisamos a população com mais de 55anos. A promoção de atividade física requer uma mistura entre viabilidade e inovação.
Poderia uma coisa tão simples quanto passear com seu cachorro ser a resposta para o que precisamos???
Tradicionalmente, sabe-se que passeando com seu cachorro você promove a saúde dele e andando regularmente eles interagem com outros cachorros e outros donos, mostram-se com menos problemas de comportamento. Mas, é claro que também trará benefícios ao dono. Os cães parecem ser catalisadores da atividade física, proporcionando aos donos mais motivação para caminhar e se engajar ao exercício por mais longos períodos. Além disso, nossos “companheiros” proporcionam maior interação social aos donos também tendo impacto na saúde mental com a melhora do humor e o bem estar social.
Estudos há mais de um década mostram que pessoas que possuem cachorros são mais fisicamente ativas. Já um estudo desse ano na Inglaterra mostrou que idosos que possuem cães têm maior média de passos e ficam menos tempo parado (sentados). Dois fatores importantíssimos para aumentar saúde, qualidade de vida e bem estar geral. “Quer dizer adianta só fazer exercícios é tão importante quanto não ficar muito tempo parado.” O que é Ikigai e seu significado.
Outros achados ainda mais interessantes estão relacionados a fatores desfavoráveis a atividade física, como tempo ruim (em tempo chuvoso, por exemplo), o melhor amigo do homem ajuda a manter atividade mesmo em condições adversas como essas. Portanto, donos de cães demonstram menores diminuições dos números de passos em dias frios, chuvosos ou extremamente quentes. Agradeçam a eles, cachorros fazem bem a saúde…
Dr. Felipe Hardt
Médico do Esporte