O verão chegou e com ele o período das férias de fim de ano. Surge então, uma janela de oportunidade para experimentar novas maneiras de se exercitar sem deixar de gastar as calorias desejadas. Para os que treinaram duro o ano inteiro, a hora é de sair um pouco da rotina e das obrigações. Já para os sedentários, o momento é de descobrir o prazer de se movimentar e usufruir dos benefícios gerados.
Na prática esportiva, temos a ideia que “quanto mais, melhor”. Ou seja, os maiores ganhos vêm com os maiores esforços e, por isso, no treino nunca pode haver folgas. Mas, vejamos: se os maiores beneficiados com uma capacidade física ótima são os atletas profissionais, porque eles são os que mais valorizam este período de férias? Existe algo positivo em dar um tempo para o nosso corpo? Eles tem razão, é nesse momento que nos recuperamos plenamente de todo o esforço feito ao longo de um ciclo de treinamento ou do ano, e o mais importante, deixamos uma reserva para ser explorada na próxima temporada. Dessa forma, conseguimos atingir um desempenho melhor no futuro, prevenindo lesões, baixa no rendimento e o tão temido overtraining.
Alguns podem alegar que esta é uma situação que deve se restringir aos atletas profissionais apenas. O problema está exatamente nesta afirmação: atualmente o número de pessoas que treinam sério, com altos volumes e intensidades, vêm aumentando muito. Estes são chamados de “profissionais atletas” e enfrentam, além da dura rotina de treinos e de competições, uma jornada estressante no trabalho e ainda arrumam tempo para gerenciar a família e a casa. Em algum momento este atleta precisa descansar. E por que não nas férias de verão?
É nela que costumamos viajar e conhecer novos lugares junto aos nossos familiares. Momento ótimo para introduzir o hábito da prática esportiva aos seus filhos e, quem sabe, ao seu cônjuge. Ideal para aproveitar a estrutura local e diversificar. Por exemplo, se você é um corredor, pode muito bem dar uma pausa na corrida e nadar na piscina de sua pousada ou no mar. Ao invés de se preocupar em repetir sua rotina de musculação na academia do hotel, convide seus parentes a fazer uma desafiante trilha na mata.
Esta mesma ideia também deve ser explorada para quem for ficar em casa. Os parques são de graça e aquela academia de lutas ou estúdio de Pilates perto de sua casa pode lhe oferecer um plano especial de uma ou duas semanas de uso. A ideia é não parar de se exercitar, mas criar alternativas esportivas e poder compartilha-las com sua família.
Para os sedentários, o momento é melhor ainda. Aproveite este tempo para criar uma rotina de treino com os exercícios que mais lhe agradam. Aproveite, por exemplo, a quadra de tênis da pousada, do parque público ou de seu condomínio. Quem sabe surge ai um novo Gustavo Kuerten? E aquela bike com pneus murchos jogada na garagem? Estamos precisando de ídolos brasileiros no ciclismo! Uma vez iniciada a prática de algum esporte, os benefícios serão imediatos e te animarão a continuar treinando quando as férias acabarem e o frio chegar. Aproveite também para contagiar seus parentes com este novo habito. Lembre-se que crianças com um amplo repertório motor tem menor chance de se tornarem adultos obesos. Você não estará mudando apenas o seu futuro, mas o de sua família!
Não se preocupe tanto com colorias gastas, aumento de massa magra, potencia gerada, ritmo por quilometro ou qualquer outra medida que todo atleta, ou melhor, todo profissional atleta busca ao longo da temporada. Curta este período sem neuras, gere novos estímulos e tenha a família sempre ao seu lado.
Abraços e até a próxima…
Obs. Sedentários: procure um médico antes iniciar qualquer prática esportiva.
Prof. Rodrigo Ferraz
Professor de Educação Clinica Move