Quebra de tempo sedentário

Evidências científicas tem indicado que a inatividade física está  associada à mortalidade, obesidade, dislipidemia, depressão, demência, ansiedade e alterações do humor, maior incidência de queda e debilidade física em idosos.

Apesar dos riscos conhecidos, esse estado de inatividade é  considerado hoje uma pandemia global, pois 70% da população adulta não atinge os níveis mínimos recomendados de atividade física pelos consensos comumente utilizados! Em média hoje passamos 7 horas do dia sentados, alguns indivíduos passam até 15 horas sentados.

A comunidade científica até já cunhou o termo de “sitting disease” ou “sedentary death syndrome” para especificar a síndrome metabólica e o status inflamatório induzido pelo sedentarismo, que está associado  as doenças crônicas.

A boa notícia está no fato de que se você ficar em pé a cada 30 minutos, esse pequena mudança  pode inibir os efeitos deletérios da inatividade física. Portanto, mesmo que você não consiga fazer um exercício físico de moderada a alta intensidade várias vezes na semana, “quebrar” o seu tempo sentado durante as longas jornadas, já vai ter um efeito benéfico sobre sua saúde.

Dra. Fernanda Rodrigues Lima
Reumatologista e Médica do Esporte

Dietas do Verão

Com a proximidade do verão, muitas pessoas querem melhorar sua forma física; afinal, as roupas são mais curtas, vamos mais às praias e piscinas, etc. Os mais preocupados com a imagem certamente ficarão tentados a recorrer a alguma dieta da moda para acelerar o processo. E aí começam os problemas…

Dietas da moda, como o nome já diz, são as que mais frequentemente se comentam. Dieta da proteína, do jejum intermitente, cetogênica, dieta low carb, paleolítica, sem glúten sem lactose, etc, estão frequentemente citadas nas mídias sociais e na imprensa escrita. Qual a diferença entre elas?  Quais as indicações, os riscos? Quem pode se submeter a elas?

Primeiramente, qualquer dieta que resulte em déficit calórico vai provocar redução de peso. A diferença é que restringir esse ou aquele grupo alimentar pode acarretar em deficiências nutricionais específicas, que só um especialista pode avaliar.  Por lei, desde 1991, o planejamento dietético, avaliação e prescrição nutricionais devem ser feitos por um nutricionista habilitado. Só ele vai saber avaliar qual dieta é mais adequada às suas necessidades nutricionais, seu estilo de vida, sua carga de treino e objetivos, suas preferências alimentares e, finalmente, sua relação com os alimentos e o ato de comer.

Nenhum indivíduo é igual ao outro, portanto a prescrição nutricional deve ser individualizada e levar em conta todos esses fatores. Além disso, estudos comprovam que qualquer dieta pode levar à recuperação de peso de 1 a 2 anos após sua interrupção, quando não há acompanhamento.  Acrescente-se o fato de que, quanto mais rígida a dieta, mais risco de comportamentos alimentares transtornados ela pode causar como, por exemplo, a compulsão alimentar.

Assim, ao invés de seguir a dieta da moda daquela blogueira fitness, ou de gastar em suplementos desnecessários sem a devida orientação, procure um nutricionista bem formado e sensato, para não comprometer sua saúde e seu equilíbrio. Nós, da Clínica MOVE, podemos auxiliá-lo a conseguir todas as suas metas de forma sensata e de acordo com sua história clínica e alimentar.

Patrícia L. Campos-Ferraz
Nutricionista da Clínica MOVE

A justificativa para passear com seu cachorro

Apesar da abundância de estratégias baseadas em evidência para implementar e reduzir a inatividade física, tem sido percebido um discreto aumento nos níveis de atividade física globalmente. De acordo com a organização mundial de saúde – OMS,  quase um quarto da população não alcançam o mínimo semanal de atividade física segundo as recomendações mais aceitas. Isso piora ainda mais quando analisamos a população com mais de 55anos. A promoção de atividade física requer uma mistura entre viabilidade e inovação.

Poderia uma coisa tão simples quanto passear com seu cachorro ser a resposta para o que precisamos???

Tradicionalmente, sabe-se que passeando com seu cachorro você promove a saúde dele e andando regularmente eles interagem com outros cachorros e outros donos, mostram-se com menos problemas de comportamento. Mas, é claro que também trará benefícios ao dono. Os cães parecem ser catalisadores da atividade física, proporcionando aos donos mais motivação para caminhar e se engajar ao exercício por mais longos períodos. Além disso, nossos “companheiros” proporcionam maior interação social aos donos também tendo impacto na saúde mental com a melhora do humor e o bem estar social.

Estudos há mais de um década mostram que pessoas que possuem cachorros são mais fisicamente ativas. Já um estudo desse ano na Inglaterra mostrou que idosos que possuem cães têm maior média de passos e ficam menos tempo parado (sentados). Dois fatores importantíssimos para aumentar saúde, qualidade de vida e bem estar geral. “Quer dizer adianta só fazer exercícios é tão importante quanto não ficar muito tempo parado.” O que é Ikigai e seu significado.

Outros achados ainda mais interessantes estão relacionados a fatores desfavoráveis a atividade física, como tempo ruim (em tempo chuvoso, por exemplo), o melhor amigo do homem ajuda a manter atividade mesmo em condições adversas como essas. Portanto, donos de cães demonstram menores diminuições dos números de passos em dias frios, chuvosos ou extremamente quentes. Agradeçam a eles, cachorros fazem bem a saúde…

Dr. Felipe Hardt
Médico do Esporte

Smoothie de Manga Proteico

O Whey Protein comprado em farmácias e lojas de suplementos facilita muito o dia a dia dos atletas. Mas sabemos que alimentos de verdade são sempre a melhor escolha para o organismo. Que tal aprender preparar uma bebida diferente, refrescante e ao mesmo tempo saudável e proteica?

Aprenda a fazer um Smoothie de Manga Proiteíco:

SMOOTHIE DE MANGA PROTEICO

  • 1 fatia de manga palmer cortada em pedaços médios.
  • 1 pote de iogurte natural desnatado
  • 1 banana ouro picada em rodelas
  • 1 colher (sopa) de mel (opcional)
  • sementes de 1 baga de cardamomo ou uma pitada de cardamomo em pó
  • 1 scoop de whey sem sabor ou sabor baunilha (opcional)

MODO DE PREPARO

  1. Lave a manga e corte uma fatia grossa, rente ao caroço. Descasque e corte em pedaços médios.
  2. Com uma faca para legumes, abra a baga de cardamomo ao meio. Despreze a baga e transfira as sementes para o pilão. Macere as sementes até virar pó (se preferir, pique bem fino com a faca).
  3. Bata no liquidificador : a manga: o iogurte, o mel, a banana, o whey protein e as sementes de cardamomo maceradas até formar um creme liso. Sirva a seguir.

Verão e férias de fim de ano: saúde é o que interessa

O verão chegou e com ele o período das férias de fim de ano. Surge então, uma janela de oportunidade para experimentar novas maneiras de se exercitar sem deixar de gastar as calorias desejadas. Para os que treinaram duro o ano inteiro, a hora é de sair um pouco da rotina e das obrigações. Já para os sedentários, o momento é de descobrir o prazer de se movimentar e usufruir dos benefícios gerados.

Na prática esportiva, temos a ideia que “quanto mais, melhor”. Ou seja, os maiores ganhos vêm com os maiores esforços e, por isso, no treino nunca pode haver folgas. Mas, vejamos: se os maiores beneficiados com uma capacidade física ótima são os atletas profissionais, porque eles são os que mais valorizam este período de férias? Existe algo positivo em dar um tempo para o nosso corpo? Eles tem razão, é nesse momento que nos recuperamos plenamente de todo o esforço feito ao longo de um ciclo de treinamento ou do ano, e o mais importante, deixamos uma reserva para ser explorada na próxima temporada. Dessa forma, conseguimos atingir um desempenho melhor no futuro, prevenindo lesões, baixa no rendimento e o tão temido overtraining.

Alguns podem alegar que esta é uma situação que deve se restringir aos atletas profissionais apenas. O problema está exatamente nesta afirmação: atualmente o número de pessoas que treinam sério, com altos volumes e intensidades, vêm aumentando muito. Estes são chamados de “profissionais atletas” e enfrentam, além da dura rotina de treinos e de competições, uma jornada estressante no trabalho e ainda arrumam tempo para gerenciar a família e a casa. Em algum momento este atleta precisa descansar. E por que não nas férias de verão?

É nela que costumamos viajar e conhecer novos lugares junto aos nossos familiares. Momento ótimo para introduzir o hábito da prática esportiva aos seus filhos e, quem sabe, ao seu cônjuge. Ideal para aproveitar a estrutura local e diversificar.  Por exemplo, se você é um corredor, pode muito bem dar uma pausa na corrida e nadar na piscina de sua pousada ou no mar. Ao invés de se preocupar em repetir sua rotina de musculação na academia do hotel, convide seus parentes a fazer uma desafiante trilha na mata.

Esta mesma ideia também deve ser explorada para quem for ficar em casa. Os parques são de graça e aquela academia de lutas ou estúdio de Pilates perto de sua casa pode lhe oferecer um plano especial de uma ou duas semanas de uso.  A ideia é não parar de se exercitar, mas criar alternativas esportivas e poder compartilha-las com sua família.

Para os sedentários, o momento é melhor ainda. Aproveite este tempo para criar uma rotina de treino com os exercícios que mais lhe agradam. Aproveite, por exemplo, a quadra de tênis da pousada, do parque público ou de seu condomínio. Quem sabe surge ai um novo Gustavo Kuerten? E aquela bike com pneus murchos jogada na garagem? Estamos precisando de ídolos brasileiros no ciclismo! Uma vez iniciada a prática de algum esporte, os benefícios serão imediatos e te animarão a continuar treinando quando as férias acabarem e o frio chegar. Aproveite também para contagiar seus parentes com este novo habito. Lembre-se que crianças com um amplo repertório motor tem menor chance de se tornarem adultos obesos. Você não estará mudando apenas o seu futuro, mas o de sua família!

Não se preocupe tanto com colorias gastas, aumento de massa magra, potencia gerada, ritmo por quilometro ou qualquer outra medida que todo atleta, ou melhor, todo profissional atleta busca ao longo da temporada. Curta este período sem neuras, gere novos estímulos e tenha a família sempre ao seu lado.

Abraços e até a próxima…

Obs. Sedentários: procure um médico antes iniciar qualquer prática esportiva.

Prof. Rodrigo Ferraz
Professor de Educação Clinica Move

Fitas Coloridas coladas pelo corpo? Para que servem?

Se você aprecia esportes já deve ter observado essas fitas em muitos atletas.

Essa técnica foi criada no Japão há 25 anos e consiste no uso de bandagens como forma de reabilitação de lesões musculares ou redução de edema. Essas bandagens são aplicadas nos músculos ou  nas articulações, sem limitar a amplitude de movimento.

Os objetivos são:

  • reduzir a dor e a inflamação
  • relaxar os músculos fadigados pelo uso excessivo
  • dar suporte muscular em movimentos utilizados com freqüência, o que no caso dos atletas , contribui com uma melhora no desempenho.

É indicada para:

  • desequilíbrios ou instabilidades dos ombros, cotovelos, joelhos e tornozelos
  • entorses, fascíte plantar, epicondilite
  • lombalgia

A bandagem possui propriedades elásticas com capacidade de extensão em apenas um sentido longitudinal, tem espessura similar à pele humana, possui poros, permitindo a respiração da pele, podendo ser usada por vários dias.

Apesar das pesquisas científicas não evidenciarem benefícios com a utilização da bandagem, os atletas recreativos e competitivos referem melhora da dor e maior estabilidade articular durante as atividades esportivas.

Fernanda Lemucchi
Fisioterapeuta Clínica Move

O que é Lúpus?

Lúpus eritematoso sistêmico é uma doença inflamatória crônica e autoimune que pode acometer diversos órgãos e sistemas,  a pele e as articulações são os mais acometidos.

Possui etiologia complexa, multifatorial, envolvendo fatores ambientais, hormonais e infecciosos. A doença é mais frequente em mulheres entre 15 e 40 anos.

Os sintomas mais comuns são:

  • Febre, fadiga, dor e inchaço nas articulações
  • Lesões de pele que pioram ou surgem com a exposição solar e rash cutâneo (vermelhidão em face), lesões na boca e nariz
  • Dores de cabeça, alterações na urina entre outros sintomas

O diagnóstico consiste na análise de alterações clínicas e laboratoriais, juntamente com a presença de anticorpos detectados pelos exames de sangue.

O Lúpus tem tratamento, e hoje em dia com uso das medições, suporte clínico e seguimento regular com o médico reumatologista a possibilidade da doença entrar em remissão é muito grande.

Procure sempre um especialista para o acompanhamento.

 

Dra. Maria Ester Fonseca
Clínica Médica e Reumatologia
Clínica Move

“Crescimento sustentável” ou “desenvolvimento sustentável”

Essas são expressões cada vez mais em moda nos últimos anos tanto no mundo corporativo como na nossa rotina pessoal.

Significado: “O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais” – Relatório Brundtland.

Trazendo para a nossa realidade e para o contexto de praticantes de atividades físicas, vamos considerar nossos objetivos físicos como processos de “desenvolvimento sustentável”. É fato que a grande maioria de nós é movida a novos desafios, mas não custa nada lembrar que esses desafios são precedidos de muita dedicação, disciplina, conhecimento técnico e, porque não, humildade. Humildade sim, pois nem sempre reconhecemos nossos limites e traçamos objetivos que não são compatíveis com nossa capacidade atual.

“Desenvolvimento sustentável” em atividade física é, na minha opinião, proporcionar condições para que nosso organismo evolua e acompanhe nossos objetivos físicos. Nosso corpo é uma “empresa” que, para crescer, precisa de capital (alimentação, sono, hidratação), infraestrutura (músculos fortes, ossos saudáveis, metabolismo físico e psíquico equilibrado), mão de obra qualificada (equipe multidisciplinar de treinamento) e uma excelência em gerenciamento (VOCÊ). Para que você tenha essa “empresa” sempre competitiva no mercado e gerando lucros, há a necessidade de planejamento e preocupação contínua nos conceitos acima.

Posso fazer uma maratona ou um Ironman nesse ano? Minha rotina permite esse planejamento? Meu físico está pronto para receber essa carga de treinamento? Se não está, o que preciso fazer? Posso pular etapas? Tenho todos os fatores para obter esse “desenvolvimento sustentável”?

Esse texto inicial serve como um incentivo para que conversemos mais, para que troquemos mais idéias e experiências (boas e ruins) e para que valorizemos nossa comunidade de praticantes de atividades físicas, corredores, ciclistas, nadadores, treinadores e profissionais parceiros (médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos, massoterapeutas).

Um abraço a todos.

Alexandre Ferrari
Fisioterapeuta formado pela USP em 1996
Especialista em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP em 2000
Ex-atleta de voleibol, corredor amador há 30 anos, triatleta amador há 9 anos, Ironman finisher.

Precisa de Ajuda?